ETICA E RSC
Um dos maiores desafios dos administradores é conduzir as atividades de maneira ética, enquanto alcançam altos níveis de desempenho econômico. Nos anos recentes, vemcrescendo a atenção na ética dos negócios devido, em grande parte, à cobertura (por parte damídia) de diversas ações não éticas.
A ética reflete costumes e moral estabelecidos e ainda as relações humanas fundamentais que podem variar ao redor do mundo.
Ética administrativa
As demais éticas têm crescido de significância a partir dos últimos anos da década de 1990.Todas as atividades organizacionais devem ser regidas por princípios éticos, que indicam se otipo de comportamento praticado é aceitável ou não.
Em um sentido mais amplo, a ética inclui:
Distinção entre fato e crença;
Definição de elementos em termos morais;
Aplicação de princípios morais a uma situação.
O comportamento ético é aquele aceito como certo ou bom, no contexto de um código moralde governo. Ao longo dos anos, quatro visões do comportamento ético têm sido identificadas:
Visão utilitarista;
Visão individualista;
Visão de direitos morais;
Visão de justiça.
Os dilemas éticos
Ética não é prescritiva. Nenhum simples conjunto de regras pode dizer como se comportar demodo moral ou ético em todas as situações.
Códigos de conduta são escritos como políticas das empresas e servem de orientação geral decomportamento; entretanto, as interpretações dessas orientações variam de um indivíduopara outro.
Os códigos significam a limitação da liberdade de ação e exigem uma interpretação, a qualpode provocar situação de dilemas éticos.
As pessoas agem de modo não ético, por exemplo, pagando propinas, mentindo sobre outras,falsificando documentos. Elas tentam justificas tal conduta por meio de quatro racionalizações comuns:
1. convencendo-se de que o comportamento não é realmente ilegal;
2. convencendo-se de que o comportamento é realmente do melhor interesse de todos;
3. convencendo-se