FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DO MOVIMENTO
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DO MOVIMENTO
Corumba-MS
2012
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DO MOVIMENTO
Durante o crescimento, naturalmente se define uma dominância lateral na criança, será mais forte, mais ágil do lado direito ou do lado esquerdo. A lateralidade corresponde a dados neurológicos, mas também é influenciada por certos hábitos sociais.
A nível dos membros inferiores:
- pede-se à criança que percorra um trajeto com um pé, depois, com o outro; o lado escolhido para o primeiro trajeto é muitas vezes o lado dominante, mas a observação dos pulos revelará maior facilidade de um lado: é esse lado que determina a dominância.
A nível dos membros superiores:
- pede-se à criança que faça diversos gestos do dia-a-dia e observa-se qual a mão utilizada. É evidente que o material apresentado à criança não deve influir na escolha da mão.
O conhecimento esquerda-direita decorre da noção de dominância lateral. É a generalização, da percepção do eixo corporal, a tudo que cerca a criança; esse conhecimento será mais facilmente apreendido quanto mais acentuada e homogênea for a lateralidade da criança. Com efeito se a criança percebe que trabalha naturalmente “com aquela mão”, guardará se dificuldade que “aquela mão” é a esquerda ou a direita. O conhecimento estável da esquerda e da direita só é possível aos 5 ou 6 anos e a reversibilidade (possibilidade de reconhecer a mão direita ou a mão esquerda de uma pessoa à sua frente). Não pode ser abordada antes dos 6 anos, 6 anos e meio.
O que determina se a criança usará predominantemente a mão direita ou a esquerda, por exemplo, é a chamada lateralização ou dominância lateral.
A lateralidade é a propensão que o ser humano possui de utilizar