Elevador para deficientes
Projeto : Acionamento Elétrico em motores elétricos
Elaborado pelo aluno Daniel Henrique da turma de eletromecânica
Justificativa
As máquinas existentes nas instalações industriais, comerciais ou mesmo domésticas são, geralmente, constituídas de um grande número de componentes
Acionamento de motores elétricos de corrente alternada (monofásico e trifásico) do tipo Uma vez que são os mais encontrados no meio industrial, tanto para o acionamento de máquinas, equipamentos mecânicos, eletrodomésticos, entre outros.
Proteções Contra Problemas;
• Dispositivos de Proteção: Fusível, Rele Térmico, Disjuntor Motor;
• Dispositivos de Comando (manobra): Botão, Contator, Temporizador;
• Dispositivos de Sinalização: Sinaleiro, Voltímetro, Amperímetro.
Contato inserido no circuito principal de um contator, previsto para conduzir na posição fechada, a corrente desse circuito.
Corrente de curto-circuito:
Designação genérica para a corrente possível de ocorrer no local de instalação de um dispositivo de manobra, quando os terminais estão curto-circuitados.
Corrente nominal:
Corrente de operação de um circuito, determinada pelas condições de emprego, em função da qual são escolhidos os diversos dispositivos.
Corrente de partida:
Corrente que o motor consome quando ligado, porém ainda em repouso (na partida ou frenagem). Seu valor médio é de seis a nove vezes a corrente nominal dos motores.
Sobrecarga:
Quando é ultrapassado o valor da corrente nominal de um equipamento elétrico. Pode ser por excesso de carga no eixo do motor ou defeito mecânico no motor ou acoplamentos.
Nível de Isolamento:
Conjunto de valores de tensão suportáveis nominais que caracterizam o isolamento de um equipamento elétrico em relação a sua capacidade de suportar solicitações dielétricas.
. Partida lenta: São partidas em que a inércia