Acessibilidade
29 DE ABRIL DE 2013
RELATÓRIO FOTOGRÁFICO
ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES
POR UMA SOCIEDADE INCLUSIVA: LIBRAS
PROFESSORA CREUDIMAR SILVA MORAIS
Introdução
Com o objetivo de relatar as dificuldades que enfrentam portadores de deficiência (seja essa física ou mental) fotografei todo o meu percurso, do bairro onde moro (Jardim Independência) até a sala de aula da universidade em que estudo, no Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo; durante o trajeto utilizei meios de transporte como o transporte coletivo (ônibus) e uma caminhada a pé, observando os obstáculos que dificultam a locomoção destes deficientes, visando apresentar no trabalho como seria o cotidiano de um aluno portador de alguma deficiência que tivesse de fazer o mesmo caminho que faço todos os dias. Procurei apresentar também algumas construções que facilitam a vida dos mesmos. O percurso foi feito em 30 minutos (contando a espera do transporte coletivo e a caminhada), mas com certeza para portadores de alguma deficiência, o trajeto seria muito mais demorado.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
IMAGENS
Imagem 1: Elevador – Prédio em que vivo.
Em meu prédio existe um elevador para o acesso dos 7 andares e térreo. Ele suporta por pessoa, 75 quilos, o que em um elevador com limite de 8 passageiros equivale à carga máxima de 600 quilos. Ele possui espaço para até mesmo duas pessoas cadeirantes.
Imagem 2: Rampa de acesso – Prédio em que vivo.
A rampa permite o acesso da área de lazer do prédio para o andar térreo, onde encontra-se elevador e escada de emergência.
Imagem 3: Rampa de acesso – Prédio em que vivo.
A rampa tem uma boa altura e permite também o acesso do estacionamento para a área da fotografia anterior.
Imagem 4: Corredor – Prédio em que vivo.
O corredor dá acesso ás rampas e leva a outra, para que a locomoção para o