Acessibilidade
ANA RITA DA ROCHA
EDER HENRIQUE DE SOUZA
LUIZ ARTHUR SCHWARZ
MARCELO BORAZO FILHO
SHAYLANE STAVINSKI
THIAGO TANELLO WITTMANN
ACESSIBILIDADE
GUARAPUAVA/ 2013
FACULDADE GUARAPUAVA
ANA RITA DA ROCHA
EDER HENRIQUE DE SOUZA
LUIZ ARTHUR SCHWARZ
MARCELO BORAZO FILHO
SHAYLANE STAVINSKI
THIAGO TANELLO WITTMANN
ACESSIBILIDADE
Trabalho apresentado ao Professor José Luiz Cieslack, para obtenção da nota parcial do 1º bimestre do 6º período do curso de Engenharia Civil da Faculdade Guarapuava.
GUARAPUAVA/ 2013
RESUMO
Trata-se de um levantamento das condições de acessibilidade na área central do município de Guarapuava e de representações dessas informações por meio de mapa. A certificação evidente é que as adaptação para acessibilidade já efetuados na área central do município se encontram dispersas, insuficientes e sem um controle de planejamento estratégico. Os mapas preliminares ainda revelam com clareza algumas impropriedades das condições ambientais dos diferentes percursos, documentando assim o crítico das barreiras arquitetônicas e assim, dar prioridades para a implantação de trechos essenciais de interligação e consolidação de rotas de acessibilidade.
INTRODUÇÃO
O município de Guarapuava deverá passar por adaptação de suas instalações para o atendimento de exigências legais relativas à acessibilidade de todas as pessoas. Algumas calçadas mais recentes já foram implantadas contemplando as normas técnicas de acessibilidade (ABNT - NBR 9050-2004). Contudo, ainda hoje, a acessibilidade no centro da cidade é apenas em alguns pontos e passa despercebida para a maioria das pessoas como algo importante. Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida têm dificuldades em transitar pelo centro, principalmente quando não possuem vivência anterior do espaço. O sistema viário e as rotas externas de passagens têm características impróprias para acessibilidade, os benefícios já