Eletroestática
1: Introdução
Chamamos corpo eletrizado àquele que está com a propriedade de atrair outros corpos, isto é, que manifesta eletricidade. E chamamos corpo neutro àquele que não está eletrizado.
2: Condutores e Isolantes
As substâncias que isolam a eletricidade no lugar em que ela aparece como o vidro, são chamadas isolantes, ou dielétricos. Os que se comportam como os metais, isto é, que conduzem a eletricidade, são chamados condutores.
3: Eletricidade positiva e negativa
Os corpos eletrizados exercem todos ações idênticas, mas não iguais. De há muito sabemos que há dois tipos de eletricidade diferentes.
4: Eletricidade e magnetismo
O estudo dos fenômenos elétricos não pode ser separado do estudo de um outro grupo de fenômenos com os quais tem íntima ligação, chamados fenômenos magnéticos (porque são produzidos pelos ímãs, que também se chamam magnetos).
5: Processos de eletrização
Chama-se eletrização ao fenômeno pelo qual um corpo neutro passa a eletrizado.
6: Princípios da eletrostática
Do mesmo modo que em qualquer outra parte da Física, o estudo da Eletrostática se baseia em certos princípios fundamentais, que são concluídos pela experiência, e que não tem demonstração teórica.
7: Eletroscópios
São instrumentos que servem para indicar se um corpo está ou não eletrizado.
8: Explicação do fenômeno de eletrização
Entre as partículas fundamentais são importantes para a explicação dos fenômenos elétricos o próton, o elétron e o nêutron. Os prótons e os nêutrons se encontram numa região do átomo chamada núcleo. Os elétrons ficam girando ao redor do núcleo, dispostos em várias órbitas.
9: Eletrização por atrito
A eletrização por atrito tem duas características muito importantes. 1a) Quando dois corpos são atritados, ambos se eletrizam: um positivamente e outro negativamente. 2a) Quando um mesmo corpo se eletriza por atrito com outros corpos, ele não adquire sempre eletricidade positiva, ou sempre