Microbiologia do ar e do solo
Faculdade de Ciências Biológicas
Cadeira de Microbiologia Aplicada a Biologia
RESUMO:
Cap. 24 - Doenças Transmitidas pelo Ar
Cap. 28 – Microbiologia do Solo e do Ar
– PELCZAR –
Solange Maria Nucci - 3º ano A - R.A. 000489302
Outubro – 2012
MICROBIOLOGIA DO AR
(Resumo cap. 24/28 – Pelczar)
_Introdução
O ar é um dos meios de transporte de microrganismos, não podendo os mesmos crescer nele. Esses organismos são carregados pelas partículas de pó e gotículas líquidas. O destino e sobrevivência dos microrganismos transportados pelo ar são governados por um conjunto complexo de circunstâncias que inclui a umidade, a temperatura, a quantidade de luz solar, o tamanho das partículas transportadoras e da natureza do microrganismo.
_Técnicas para análise microbiológica do ar:
Um método simples, porém menos quantitativo, para análise microbiológica do ar é a exposição de uma placa de Petri contendo meio nutritivo solidificado ao ar por um determinado período de tempo. Os microrganismos se sedimentam na superfície do meio, crescem e formam colônias. Existem dois tipos de aparelhos de laboratório que podem fornecer dados mais quantitativos, o aparelho de impacto sólido e o aparelho de impacto líquido.
_Origem dos microrganismos do ar:
Representam fontes de microrganismos encontrados na atmosfera o solo, a água, processos industriais, processos agrícolas e municipais que podem produzir aerossóis carregados de microrganismos, por exemplo, a irrigação de lavouras com efluentes de esgotos e abatedouro de animais.
_Tipos de microrganismos presentes no ar:
As espécies predominantes presentes na atmosfera são as bactérias e fungos formadores de esporos, que podem ser transportados a distâncias muito longas e elevadas altitudes. Também são encontradas