Estudos para o desenvolvimento de um elevador doméstico de baixo custo para idosos e/ou deficientes físicos.
DOMÉSTICO DE BAIXO CUSTO PARA IDOSOS E/OU DEFICIENTES
FÍSICOS.
STUDIES FOR THE DEVELOPMENT OF A DOMESTIC LOW COST
ELEVATOR FOR ELDERLY AND/OR PEOPLE WITH DISABILITIES.
Enio F. de Toledo Moraes, João Marcos F. Blotta - Campus de Guaratinguetá – Faculdade de Engenharia de
Guaratinguetá – Engenharia Elétrica – efaria13@gmail.com – PROEX
Palavras chaves: elevador; idosos; debilidade.
Keywords:elevator; elderly; weakness..
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, muito se tem falado sobre a acessibilidade e locomoção para deficientes físicos e idosos no Brasil. Pesquisas mostram que 14,5% da população brasileira são portadoras de deficiência, bem como, 12% são idosos. Com base nesse quadro, sabe-se que pessoas com dificuldades permanentes ou temporárias de locomoção têm a independência e o conforto comprometidos pelas suas limitações físicas. O Projeto do Elevador de Baixo Custo visa facilitar o acesso desse público aos locais comuns por um preço mais acessível à população.
2. OBJETIVOS
Desenvolver e montar o protótipo de um elevador doméstico/residencial de baixo custo para facilitar a locomoção de idosos e/ou deficientes físicos em residências, ou locais de baixa circulação, que possuem obstáculos para a locomoção com cadeiras de rodas.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Com base em conceitos da dinâmica dos corpos em um sistema de elevação, estima-se a faixa de potência e de torque que o protótipo irá atuar. Já para o estudo dos motores CC e de
Indução, analisaram-se as características físicas dos motores, bem como o controle de velocidade, manutenção, disponibilidade no mercado e o sistema de partida de cada tipo de motor.
4. METODOLOGIA
O projeto está em andamento, inicialmente realizou-se o cálculo do torque e da potência do protótipo do elevador, após isso, foi feito um estudo da aplicação dos motores de corrente contínua e de indução para a elevação de cargas, observando as vantagens e