O Adolescente e o Ato Infracional.
SERVIÇO SOCIAL
MARIA DA CONCEIÇÃO DE LIMA FILHA
ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL:
O Adolescente e o Ato Infracional.
RECIFE
2011
MARIA DA CONCEIÇÃO DE LIMA FILHA
ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL:
O Adolescente e o Ato Infracional.
Portifólio Individual apresentado às disciplinas Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I , Antropologia, Psicologia Geral e Formação Social, Política e Econômica do Brasil da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR
Professores: Rosane, Geane, Lisnéa Rampazzo e Gleiton Lima.
RECIFE
2011
INTRODUÇÃOEsse trabalho foi elaborado após leituras de texto “Adolescente em Conflito com a Lei”, pesquisa em jornal e reflexões feitas sobre o tema. E vem propor uma discussão quanto à ligação de crianças e jovens em ato infracional, bem como a importância de reavaliarmos as estratégias do governo de PE em ações de combate a violência. Vem ainda sugerir que investimentos sejam aplicados, em maior prioridade e como medidas preventivas, no investimento da educação pública de qualidade que ajude a evitar a presença de crianças e jovens, como autores, em situações relacionadas á violência, evitando no futuro a necessidade da utilização do termo “combate” as ações infratoras. Tenta mostrar que esses investimentos, poderiam render mais se fossem aplicados em projetos de criação de escolas-modelo em regime integral e treinamento de profissionais. Evitando assim a presença de crianças com idades variando entre muito novas a jovens, nas ruas e ambientes onde se viva práticas ligadas à criminalidade e ao uso de droga. Busca ainda estimular as crianças e jovens a conhecer, valorizar e vivenciar as culturas regionais, seus resgates e aproveitamento no crescimento da auto-estima dessa sociedade.
Algumas pesquisas realizadas por técnicos e entidades tendem a analisar o crescimento do índice de violência no mundo e no Brasil nas últimas décadas.
Constantemente vemos estimativas,