E-fólio a - educação e sociedade
Educação e Sociedade - 11039 | e-fólio A
Hugo Luís Miranda Maciel | N.º 1104125
Data de entrega: 17/04/2012
a) A sociedade da informação é a sociedade que está hoje a ser construída, onde a criação, distribuição, difusão, utilização, integração e manipulação da informação se afirmam nos domínios da economia, política e cultura, através da utilização sistemática de tecnologias de armazenamento e transmissão de dados de baixo custo. Esta utilização generalizada da informação e das novas tecnologias é acompanhada por inovações permanentes ao nível das relações sociais, das organizações, do comércio e das leis, que afetam inquestionavelmente a forma de estar no mundo, em todos os domínios.
Esta transformação começou nos anos 70 e continua a mudar a forma como as sociedades funcionam, uma vez que os avanços ao nível das tecnologias da informação se sucedem a uma velocidade cada vez maior e as possibilidades são cada vez mais vastas. Tal como a invenção do alfabeto ou a revolução industrial alteraram a história da humanidade, as mudanças resultantes do desenvolvimento das tecnologias da informação digital assinalam também o nascimento de um novo paradigma, intimamente relacionado com os conceitos de sociedade pós-industrial, revolução da informação, cibercultura, pós-modernidade ou sociedade em rede (Manuel Castells). Atualmente, a infra-estrutura necessária para produzir, tratar e distribuir informação é cada vez mais digital e podemos mesmo observar, como refere Terceiro (1997), a transição do Homo Sapiens para o Homo Digitalis.
Nesta cidade global, sem fronteiras - uma Telépolis internacional, como descreveu Javier Echeverría (1994) -, as tecnologias da informação e comunicação alteraram e continuam a alterar os processos de comunicação, de produção, de criação e até de circulação de bens ou serviços, mudando radicalmente a nossa percepção do espaço e do tempo, a nossa sensibilidade e maneira de olhar e, claro, a noção de