Análise de vídeo - gestão de conflitos
GESTÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA
E-FÓLIO A
Análise do vídeo:
Que relação deve existir entre família e escola?
16 de abril de 2012
Gestão de Conflitos na Escola: e-fólio A
2011/2012
Ficha da unidade curricular
Identificação do vídeo:
Szymanski, H. (2009). Os pais são desinteressados pela educação dos filhos?
Recuperado em 11 abril, 2012, de http://www.youtube.com/watch?v=19vH4whytwc
Título: Que relação deve existir entre família e escola?
Entrevistada: Heloísa Szymanski, professora de Psicologia da Educação – PUC/SP
Duração: 6 min 54s
Resumo
Neste vídeo a entrevistada refere cinco questões fundamentais: se não há interesse por parte dos pais pela educação dos filhos, como é a relação atual entre escola -família, quais os limites de atuação da escola e da família, quais as formas de interação entre a escola e a família e se há uma fórmu la para uma boa relação entre a escola e a família.
A entrevistada salienta que há pesquisas em diversos países (Brasil, França,Canadá,
Bélgica) que indicam que há um grande interesse por parte dos pais na educação dos filhos e que a família dá uma grande importância à escolarização da criança e ao estudo. Deve partir da escola a aproximação com as famílias. As famílias, especialmente as de classes mais baixas, não conseguem aproximar -se da escola por diversas razões. Ou porque são muitos tímidas ou porque também sofreram humilhação como alunos e depois como pais (quando vão às reuniões e só ouvem falar sobre o baixo rendimento e da falta de educação dos seus educandos). É necessário reformular o tipo de reuniões de pais. Estas devem ser mais informativas, falar dos progressos, falar das propo stas da família e não somente falar negativamente dos alunos.
A escola tem a obrigação de transmitir o saber culturalmente estabelecido numa sociedade. A família não sabe ou não quer e então é a escola que tem essa responsabilidade. A disciplina dentro da escola é