E-folio educação sociedade
Educação e Sociedade – 11039
Nome: Luís Manuel Lopes Coelho Correia
Nº 1104259
Turma: 12
17-04-2012
A Escola e os desafios da Sociedade de Informação e Conhecimento
Sociedade da Informação incrementa-se com os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação, ou seja, com a Globalização “o mundo transformou-se numa aldeia global” Meirinhos M.(2000). Nesta sociedade, a integração e a adaptação às novas tecnologias são uma realidade na medida em que o conceito não é estático, encontra-se em mutação constante.
A sociedade da informação não está limitada apenas ao ambiente natural, a dinâmica de inter-relações passou a estar também configurada ao ambiente virtual, ou seja, no ciberespaço.
As novas tecnologias são o instrumento privilegiado das comunicações interpessoais e profissionais, estão em todas as áreas da sociedade contemporânea, onde o conhecimento é um fator de produção. A informação é a matéria-prima, como refere a este propósito, Meirinhos M.(2000) “ O desenvolvimento acelerado das novas tecnologias, está a provocar uma metamorfose global e radical, na forma de trabalhar, de nos informar, de nos educar”.
Temos uma sociedade em que a informação circula globalmente e a distancia entre as pessoas é compensada com a velocidade da informação. Não há limites territoriais.
A sociedade da informação exige uma atitude de adaptação que se estende às escolas, segundo Meirinhos M.(2000) “As novas características e necessidades da era actual reclamam uma nova educação”. A influência da sociedade de informação na escola, exige formação especializada dos professores, com domínio em vastas áreas do saber.
Importa assim, dotar as escolas de instrumentos e meios, que permitam potenciar o saber. “O ensino e a educação devem transformar-se numa dupla dimensão: intelectual e prática” (Tornero, 2007).
As políticas educativas são fundamentais, para que o velho sistema de ensinar e aprender fique ultrapassado, pois serão colocados