3
EDUCAÇÃO: CONCEITOS E
CONCEÇÕES
Educação e Equidade na Sociedade Contemporânea – 11012 – E-Fólio A
7 DE NOVEMBRO DE 2014
SANDRA SERRANO DA CUNHA
Aluna 1400735
Turma 2
Educação e Equidade Na Sociedade Contemporânea - 11012
E-Fólio A
Sandra Cunha
Nº1400735 Turma 2
1. Na transcrição referida, a autora basea-se no fato de milhares de pessoas usarem todos os dias redes sociais como o Facebook e o Twitter, enviarem emails, fazerem pesquisas no Google, de forma a fazerem circular na internet uma imensa quantidade de dados. Surge a questão, como podemos melhor aproveitar as tecnologias digitais para a construção de conhecimento ao longo da nossa vida e quais são as competências e os requisitos necessários para tal.
A coaprendizagem é um conceito inovativo concebido para a Educação do século XXI, que foi desenvolvido pela rede aberta de pesquisa COLEARN e que se basea na aprendizagem aberta colaborativa na web 2.0.
No conceito da coaprendizagem o professor e o aluno mudam de papel, passam a ser parceiros. Juntamente criam o conhecimento num processo colaborativo de aprendizagem. Para que os coaprendizes possam aceder e construir conhecimentos na rede e desenvolver competências para a coaprendizagem, Okada (2014) menciona três fatores catalisadores:
- A Abertura da Educação, que visa a eliminação de barreiras para a formação superior, a disponibilização aberta de recursos educacionais, a oferta de cursos online massivos e abertos, a concretização de eventos online para larga escala e ciência aberta com acesso público.
- a Flexibilidade, através de gerência individual da aprendizagem com acesso aos recursos online a qualquer hora em qualquer lugar pelos dispositivos móveis e personalização dos espaços virtuais.
- a Inclusividade, que consiste em iniciativas como as cidades digitais, que possibilitam o acesso público à internet.
Okada revela 4 competências-chave para a coaprendizagem na era digital: Literacia digital (ser empreendedor, técnico e