W Historial Eng
A Engenharia como tal, pode ser entendida dum modo genérico como sendo a aplicação de princípios de ciências como Física, Química e Matemática, associados a aspectos de recursos económicos, na solução de problemas técnicos para atender necessidades de bens e serviços da sociedade.
Com isto, o presente trabalho de pesquisa, vem abordar aspectos ligados a esta temática em geral, restritamente abordar-se-á o a essência desta actividade que tem se tornado numa escolha profissional mais frequente para muitos estudantes do nosso país nos últimos anos.
Nele, procurar-se-á debruçar subtópicos que concernem ao historial, bem como os marcos históricos que contribuíram para a sua radicação, o surgimento dela como uma profissão oficial e não obstante as primeiras escolas de engenharia no mundo.
Dificuldade é característica de todos trabalhos científicos e de pesquisa, e este não fugiu a regra, porém espera-se que ao final deste, o caro leitor possa ser o mentor de aspectos positivos, bem como negativos do mesmo.
1
1.0.
Engenharia – Conceito
O termo engenharia é um léxico que contem diversas definições, porém a definição do mesmo pode ser dada por:
Engenharia é a arte de aplicar conhecimentos científicos e empíricos e certas habilitações específicas à criação de estruturas, dispositivos e processos que se utilizam para converter recursos naturais em formas adequadas ao atendimento das necessidades humanas
(FERREIRA, 1986).
Actualmente, nos diversos processos de criação, aperfeiçoamento e implementação, a engenharia integra os vários conhecimentos especializados no sentido de viabilizar as utilidades, tendo em conta a sociedade, a técnica, a economia e o meio ambiente.
A engenharia como ciência é bastante abrangente pois ela engloba uma vasta gama de ramos mais específicos, cada qual com uma ênfase mais específica em determinados campos de aplicação e em determinados tipos de tecnologia. (pt.wikipedia.org/wiki/engenharia)
2
1.1.
A ORIGEM DA ENGENHARIA
O