Historia da medicina tradicional chinesa
História da Medicina Tradicional Chinesa
Introdução
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de “Medicina Tradicional Chinesa” lecionado pelo professor José Duarte no 1º ano do curso de Ostac do ano letivo 2013/2014.
Sendo o primeiro trabalho desta disciplina, reconheço a importância de nos situarmos e compreendermos as provações que a Medicina Tradicional Chinesa ultrapassou para chegar aos dias de hoje com o reconhecimento que nos merece.
Através de algumas publicações, websites e trabalhos sobre o tema pude reforçar o meu conhecimento e apreço por estas práticas milenares.
Ao iniciar essa pesquisa, tinha como objectivo melhor compreender a medicina tradicional chinesa e espero que de forma sintetizada, atestar esse conhecimento na forma do texto que se segue.
O trabalho divide-se em várias fases, sendo a primeira a que nos fala sobre uma das muitas lendas acerca da criação do mundo. De seguida, as várias dinastias e pessoas que foram importantes para a Medicina Tradicional Chinesa e por fim, como é vista a Medicina Tradicional Chinesa no mundo atual.
Breve introdução à História da Medicina Tradicional Chinesa
A história da Medicina Tradicional Chinesa é tão antiga quanto a existência da humanidade.
Sendo uma forma de medicina tão antiga, esta soube desenvolver-se, adaptando-se e inovando segundo as épocas, sendo nos dias de hoje amplamente aceite e em ascensão no mundo Ocidental.
Segundo a lenda, à milhares de anos atrás, existia um soldado que padecia de fortes dores de cabeça. Numa batalha, foi atingindo por um flecha no pé.
Ao lhe ser retirada a flecha, as dores de cabeça desapareceram, instantaneamente. Após este caso, experimentou-se espetar espinhos ou agulhas feitas de osso no corpo e desenvolveu-se uma relação entre os ferimentos e o alívio das dores localizadas em outros locais do corpo. E terá sido assim que apareceram os primeiros