E folio a educação e sociedade
De acordo com Manuel Meirinhos (2000), na sociedade actual a tendência é para que esta se torne cada vez mais consumidora e produtora de informação digital, tornando-se assim, um elemento decisivo na evolução social e factor determinante no comportamento das civilizações, dada à rapidez e à quantidade de informação que consumimos.
“A Sociedade da Informação exige uma contínua consolidação e actualização dos conhecimentos dos cidadãos. O conceito de educação ao longo da vida deve ser encarado como uma construção contínua da pessoa humana, dos seus saberes, aptidões e da sua capacidade de discernir e agir.” (Missão para a sociedade de informação, [2000?]). Desta forma a instantaneidade, o presente, a acessibilidade constante, a redução do tempo de espera e sobretudo a aceleração e a velocidade são elementos fundamentais do novo tempo da mediatização, (José Tornero, 2007). A sociedade de informação e do conhecimento, (Manuel Meirinhos, 2000), pode ser assim caracterizada pela Velocidade como incremento substancial de circulação de informação actual; a Aceleração dado ao aumento da produção e circulação da informação; a Instantaneidade uma vez que os meios de comunicação, difundem a informação à velocidade da luz; a Desactualização visto que a crescente circulação da informação conduz a uma desactualização constante; a Formação permanente que permite uma actualização constante e uma continua aprendizagem ao longo da vida e por fim a Mediatização que dá lugar a uma sociedade centrada e suportada pelos meios e comunicação digitais, (José Tornero, 2007).
As novas características e necessidades da nossa sociedade actual reclamam uma nova educação (Manuel Meirinhos, 2000). “ A emergência da Sociedade da Informação resulta da crescente importância, centralidade, transversalidade e presença da informação nos mais