Páscoa
A Páscoa não é apenas o dia em que as crianças recebem ovos e coelhos de chocolate. Para os católicos, o sentido da Páscoa, a principal festa do cristianismo, é celebrar a ressurreição de Jesus Cristo. O domingo de Páscoa finaliza a Semana Santa, que relembra os últimos dias de vida de Jesus na Terra.
O Evangelho, mostra-nos como as pregações de Cristo e de seus apóstolos incomodavam tanto os romanos que dominavam a Palestina como os chefes religiosos judeus, que viam seus ensinamentos questionados por Cristo. Suas palavras causavam no povo mudanças de comportamento que as autoridades não aprovavam. Temia-se que seus ensinamentos pudessem levar a uma revolta popular. Por isso, Jesus foi preso e condenado à morte. Crucificado e sepultado, depois de três dias, ele voltou à vida e subiu aos céus, como nos conta os Evangelhos e como diz uma das orações do ritual católico da missa, o Credo.
Assim, de acordo com as crenças cristãs, Jesus mostra, com sua ressurreição, a condição de Filho de Deus, vitorioso sobre a morte. A Páscoa simboliza, para os cristãos, a passagem para uma nova vida, a vida eterna. É por esse motivo que ela é a mais importante festa da liturgia católica. Jesus morreu para a remissão dos pecados, e isso deve estar sempre na mente de nós, filhos de Deus.
O Tríduo Pascal
É a celebração, mais importante de todo ano. Tríduo quer dizer ‘’três dias’’. Inicia-se na quinta-feira santa e termina no sábado Santo, com a vigília pascal.
• Quinta-Feira Santa – comemora-se a última ceia de Jesus, ocasião em que ele tomou o pão e vinho, abençoou-os e deu-os a seus dscípulos dizendo ser seu corpo e sangue. Assis Jesus instituiu, o sacramento da Eucaristia, estabelecendo com o povo a Nova Aliança, por meio de seu sacrifício.
• Sexta-Feira Santa – Nesse dia a Igreja celebra a paixão e morte de Cristo, numa celebração especial, realizada a tarde, pois foi por volta das 15 horas que Jesus morreu. Na Sexta-Feira Santa não há missa, é na verdade a