Recursos humanos
Atualmente, a formação do pedagogo no Brasil, é muito importante para esse novo mercado competitivo, pois o curso de pedagogia dos dias atuais, ultrapassa o muro das escolas e passa a prestar serviços a outros espaços, de forma a levar para os ambientes de trabalho, um profissional pensante, criativo, analítico, etc.
Ser pedagogo é preocupar-se não apenas com o fato educativo, dissociado do contexto onde ocorre, mas interpretar e analisa a realidade social.
Com a transformação do mercado de trabalho veio surgindo uma nova visão do papel do pedagogo na sociedade, o qual apresenta habilidades para exercer suas funções não apenas em sala de aula, mas em qualquer espaço, pois onde houver uma prática educativa, existe aí uma ação pedagógica.
O processo de educação de um indivíduo ocorre em todos os momentos de sua vida, seja ela informal, formal ou não formal viabilizando o seu desenvolvimento psicointelectual e sociocultural. Assim, o pedagogo vem contribuir para a formação de novos conhecimentos que levem o crescimento intelectual e profissional do individuo, através de métodos e técnicas a serem empregados de acordo com a necessidade.
Segundo Libâneo (2002, p.28), entende por educação informal, formal e não formal: O ser humano educa-se pelo simples fato de viver e conviver com outras pessoas, desenvolvendo-se e transformando-se por efeitos de sua interação com o meio o qual está interagido. Porém, trata-se, nesse caso, de um processo espontâneo, não intencional e não formal, no qual se observa a aprendizagem de experiências nem sempre conscientes, que os suportes físicos, emocionais do indivíduo. A educação formal é aquela que ocorre nas instituições escolares. Já a educação não formal constitui-se em propostas educacionais mais abertas que se