E-business
A internet com o passar do tempo se tornou algo indispensável na vida das pessoas, por possibilitar a conexão entre os computadores e com isso a troca de informação entre os mesmos, de modo que assim acabou tornando-se uma das principais ferramentas no campo de negócios.
Hoje podemos fazer compras on-line, reservar ingressos de shows e comprar passaportes para viagens, além de fazer pagamentos ou outras transações nos chamados “home banking”.
O e-business ou Electronic Business é a combinação de atividades de uma empresa como produção e serviços, com a Internet ele enfatiza a necessidade de oferecer ao cliente a mesma eficiência e valor em todos os canais de venda – e não apenas nos negócios on-line.
Seus fundamentos estão baseados em segurança, moedas e pagamentos eletrônicos. Envolve ainda pesquisa, desenvolvimento, marketing e propaganda, negociação, vendas e suporte. Através de conexões eletrônicas com clientes, fornecedores e distribuidores.
O comércio eletrônico incrementa eficientemente as comunicações de negócio, para expandir a participação no mercado, manter a viabilidade de longo prazo no ambiente de empresarial e aumentar a visibilidade para realizar mais transações entre corporações. Com esse sistema há acessibilidade 24hrs, de qualquer lugar do mundo e a empresa pode expandir sua linha de produtos e de clientes, além de criar e manter um relacionamento mais próximo com os mesmos.
A redução dos custos e a mudança dos meios de comunicação também são vantagens do e-business.
Definição de E- business
O termo e-business foi utilizado pela primeira vez pela IBM em 1997, sendo lançada uma campanha temática em torno do termo na época. Até a data, o termo utilizado era o e-commerce.
A IBM define e-business como “um enfoque seguro, flexível e integrado de entrega de valor de negocio diferenciado pela combinação de sistemas e processos, que executam operações do foco principal dos