Bagaçose
Antracose - também conhecida como "doença do pulmão preto" ou "doença dos mineiros". É causada pela inalação de partículas de carvão mineral.
O pulmão negro (pneumoconiose dos mineiros de carvão) é uma doença pulmonar causada por depósitos de pó de carvão nos pulmões. O pulmão negro é conseqüência da aspiração de pó de carvão durante um período prolongado. No caso de pulmão negro simples, o pó de carvão acumula-se em torno das pequenas vias aéreas (bronquíolos) dos pulmões. Apesar de ser relativamente inerte e incapaz de provocar reações exageradas, o pó de carvão dissemina-se por todo o pulmão, o que é revelado nas radiografias torácicas como pequenas manchas.
Causas e sintomas
Reação pulmonar, não neoplásica por mineral ou pós-orgânicos. O acúmulo da poeira de sílica livre e cristalina no pulmão provoca uma reação do organismo a essas partículas, e, como conseqüência, leva a uma fibrose pulmonar (como cicatrizes internas), a qual diminui a capacidade de trocas gasosas do pulmão
(MARGOTTI, 1998).
Profissional que estão exposto
O trabalho de extração de carvão se desenvolve em espaços restritos, sujeitos ao calor, à umidade, à poeira, aos gases, aos ruídos e vibrações. Apresenta evidencia elevado risco potencial de acidentes, quer pelos possíveis e frequentes caimentos de tetos, quer pela viabilidade de incêndios, por explosões de gases e/ou poeiras.
Causas e formas clínicas
Entre os trabalhadores nas minas de carvão, os que mais se expõem são aqueles que exercem atividades nas frentes de serviços, devido à grande concentração de poeiras nessas funções, como: furador de frente e de teto, ajudante dos furadores e operadores de máquinas, são os mais suscetíveis à doença profissional.
Risco e exposição ocupacional
A exposição a poeiras de carvão mineral relaciona-se com a antracose pneumoconiose de trabalhadores de carvão. A poeira do carvão é uma mistura complexa contendo diferentes proporções de minerais, elementos traço e