E-business
São negócios feitos através da Internet, desde contatos diretos com consumidores, fornecedores, como também análises de mercado, análises de investimentos, busca de informações sobre o macro-ambiente, pesquisa de mercado.
É o conjunto de sistemas de uma empresa que se interligam e interagem com os sistemas de diversas outras empresas servindo como infra-estrutura do E-commerce
(comércio eletrônico). A aplicação destes sistemas ajuda a prover comunicação entre empresas agilizando os processos de compra e venda entre as mesmas, existem inclusive sistemas que fazem pedido automáticos para outras empresas de acordo com o seu estoque de produtos , facilitando assim o processo de fabricação e venda , melhorando a disponibilidade de produtos de acordo com a demanda pelos mesmos.
PROCESSO DE ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DE UMA ESTRATÉGIA DE E- BUSINESS
A estratégia de e-business deve iniciar-se com um profundo conhecimento do negócio que se irá iniciar ou alterar. A primeira reflexão deverá incidir sobre o que se pretende com o novo negócio ou o que sustenta o atual modelo de negócio que é necessário reformular.
OBJETIVOS
Estão por detrás de uma presença Web, onde deverão enquadrar os conteúdos a imagem gráfica , a funcionalidade e a tecnologia de suporte ao site.
É de extrema importância que a organização esteja segura dos objetivos que pretende atingir com a sua presença na Web. No limite mínimo o seu objetivo será o de marcar uma presença meramente institucional.
O nível de sofisticação digital deverá estar de acordo com as necessidades da empresa, da sua estratégia, do seu posicionamento e ainda da sua capacidade financeira.
Os objetivos da presença na Web poderão ser de diversa ordem como a redução de custos, aumento de receitas, entre muitos outros.
ETAPAS FUNDAMENTAIS DE UMA ESTRATÉGIA DE E- BUSINESS
A empresa deverá recolher e tratar um conjunto de informações, nomeadamente sobre o mercado onde irá atuar sobre os seus