E-business
1. Introdução
Atualmente muitas pessoas têm acesso à Internet – são cerca de vinte milhões de usuários no Brasil. É só começar a navegar que o usuário começa a se deparar com vários termos exclusivos, a maioria deles com o "e" no começo: e-commerce, e-business, e-mail... etc. Este "E" vem de eletrônico (electronic em inglês), ou seja, ele sempre aparece diante de palavras que têm alguma relação com o mesmo. Essas palavras são chamadas de buzzwords e são rótulos que foram dados a certas atividades no mundo dos negócios na Internet. Todas essas expressões chamadas de buzzwords são ditas normalmente em inglês porque as atividades de e-commerce, e-business, ... enfim, a internet, teve sua origem nos Estados Unidos e com o tempo passaram a ser palavras comuns em todo mercado mundial da Internet.
Com o desenvolvimento da internet, a tecnologia da informação (TI) cresceu significativamente nas empresas tanto em relação operacional como estratégico. Esse crescimento foi grande devido à busca desenfreada de empresas para alcançar o sucesso. Um exemplo disso foi a implementação de recursos e ferramentas online; o que resultou em diversas vantagens competitivas para as mesmas. O e-business é a principal demonstração do que estamos falando.
Primeiramente, precisamos diferenciar e-business de e-commerce, dois conceitos bastante confundidos. Ao contrário do que muitos pensam, e-business não é apenas o comércio realizado pela internet; isto é e-commerce, uma de suas partes. O conceito de e-business vai muito além e engloba todas as atividades de uma empresa. Podemos o definir como a integração de diversas atividades organizacionais através do auxílio de sistemas de informação, a qual possui a internet como meio de comunicação.
Geralmente, as duas grandes áreas do e-business são o e-commerce e e-service. Como já dizemos, e-commerce é a realização de vendas pela internet, sejam elas realizadas entre uma empresa e outra (B2B), ou entre uma empresa e um cliente