E business
Éric Eroi Messa**
RESUMO
Falar sobre e-business é falar sobre Business Intelligence, ou seja, como extrair conhecimento de forma inteligente, através das informações obtidas dos dados acumulados pela empresa e conseqüentemente, gerar maior resultado para a empresa.
Até pouco tempo atrás empresas em todo o mundo passaram por uma grande mudança através da implantação de sistemas de informação em suas companhias. O objetivo principal era a possibilidade de coleta de dados de forma organizada e estruturada, e assim, buscaram armazenar o maior número de dados possíveis sobre seus clientes, processos de venda, etc. Atualmente essas empresas já possuem armazenados em suas bases de dados cerca de 3 a 4 terabytes de dados, e muitas delas até hoje não conseguem tirar proveito adequado de todos esses dados acumulados. Por esse motivo muitos afirmam que os resultados obtidos até agora não compensaram todo o esforço gasto para implantação destes sistemas chamados de Data Warehouse.
O Business Intelligence surge justamente nesse cenário onde a necessidade da empresa vai além do simples acúmulo de dados, vai além do Data Warehouse, faz uso destes dados acumulados para gerar informações pertinentes e através destas informações, possibilitar o surgimento de novos conhecimentos para a empresa que por sua vez irão dar suporte a ações como, por exemplo, antecipar as necessidades de seus clientes e personalizar sua comunicação com cada um deles.
-------------------------------
* artigo apresentado como prova de pesquisa acadêmica do curso de Administração de empresas na disciplina de Gestão de Sistema de Informação da FAH – Hortolândia-SP.
** Professor da Faculdade de Comunicação - Publicidade e Propaganda – FACOM/FAAP e do MBA Profissional - Master em Tecnologia Educacional – CECUR/FAAP. Sócio-diretor da High Performance - Marketing