A O De Alimentos
Antônio Pedro, nacionalidade, nacionalidade, viúvo, profissão, portador da cédula de identidade RG nº __ SSP/__, devidamente inscrito no CPF/MF sob o nº __, residente e domiciliado na Rua: __, Bairro: __, Daluz, Estado: __, CEP: __, vem mui respeitosamente à presença de V. Exª., por seu advogado e bastante procurador, com fundamento no art. 1º. e seguintes da Lei nº 5.478 /68, propor
AÇÃO DE ALIMENTOS
em face de Arlindo (sobrenome), nacionalidade, estado civil, profissão, portador da cédula de identidade RG nº __ SSP/__, devidamente inscrito no CPF/MF sob o nº __, residente e domiciliado na Rua: __, Bairro: __, Italquise, Estado: __, CEP: __, alegando para tanto os motivos de fato e de direito que seguem:
PRELIMINARMENTE
O requerente pleiteia os benefícios da justiça gratuita, em virtude de ser pessoa pobre na acepção jurídica da palavra e sem condições de arcar com as despesas processuais, conforme declaração em anexo (doc._).
I - DOS FATOS
1 – O requerente foi casado com Lourdes por mais de quatro décadas, tendo tido apenas um filho, Arlindo, ora o requerido, dono de rede de hotelaria. Com o falecimento da esposa, o requerente deixou de trabalhar em razão de grande tristeza que o acometeu.
2- Já com 72 (setenta) anos, o requerido começou a passar por dificuldades financeiras, sobrevivendo da ajuda de vizinhos e alguns parentes, como Marieta, sua sobrinha-neta. A jovem, que acabara de ingressar no curso de graduação em Direito, relatando aos colegas de curso o desapontamento com o abandono que seu tio sofrera, foi informada de que a Constituição Federal assegura que os filhos maiores têm o dever de amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade.
3 - De posse de tal informação, sugere a seu tio-avô que busque o Poder Judiciário a fim de que lhe seja garantido o direito de receber suporte financeiro mínimo de seu filho, ora o