COMPLETO PER
No Brasil, a aparência desordenada do crescimento metropolitano pode ser vista através de seu traçado irregular, e o desconexo de seus espaços vazios e ocupados que sugerem formas disparatadas de ocupação do solo (Kowarick 1993).
A Cidade de Dourados esta localizada no estado do Mato Grosso do Sul e foi fundada em 1935, emancipando-se do município de Ponta Porã. Nos anos 70 definiu-se centro-regional, denominando a região de Grande Dourados, com características econômicas voltadas ao agronegócio. O município possui seis instituições de ensino superior e é considerado um polo universitário, atraindo estudantes da região e de outros estados.
Dourados é o segundo maior município de Mato Grosso do Sul e o IBGE aponta que em 1940, quando houve o primeiro censo populacional de Dourados, até 2010, a população foi de 14.985 para 196.068 habitantes, aumento de quase 2.000%.
O município tem a sua história vinculada a formação de uma Colônia Militar fundada em 10 de maio de 1.861, sob o comando de Antônio João Ribeiro, quando ocorreu a invasão paraguaia, a Guerra do Paraguai. O desenvolvimento da região tem relações com a ação e implantação da Companhia Mate Laranjeira S/A, que deteve o monopólio da exploração dos ervais em toda a região, entre os anos de 1882 e 1924, destacou-se também o desenvolvimento da cultura pastoril. Com o desenvolvimento da região diversos colonizadores migraram para a região e um deles se destaca, Marcelino Pires, que se dedicou com maior intensidade à criação de gado, ocupando vastíssima área de terras, onde se localiza atualmente a cidade de Dourados. O modelo zoneamento de Dourados não segue o formalismo de zonas de uso e de macrozonas. O princípio do plano foi cumprir à risca o Estatuto das Cidades e deixou para a Lei de Uso do Solo o zoneamento formal, modelo de zoneamento ideológico. Com o modelo adotado, o Plano se transforma em importante ferramenta de aplicação dos instrumentos do Estatuto e com isso, as porções do