A significação das palavras
A Significação das Palavras
COLATINA
2010
A Significação das Palavras
Trabalho apresentado à disciplina de Língua Portuguesa IV, pertencente ao curso de Letras da Faculdade Castelo Branco de Colatina, como pré-requisito para obtenção de nota no 5° período.
Professora: Teresinha Cani
COLATINA
2010
Objetivos
1- Possibilitar o contato de alunos e professores com o problema do significado, enfocando diversas correntes da semântica; 2- Orientar os alunos e professores nos estudos da semântica; 3- Apontar alguns pressupostos em relação à semântica e também mostrar a significação das construções gramaticais; 4- Quebrar paradigmas; 5- Ampliar o nosso conhecimento em relação à semântica; 6- Construir novos aprendizados e novos conceitos.
Operações Semânticas sobre construções:
A negação e o advérbio
Negação
O que significa negar? Que efeito tem, para o sentido da oração, a presença de palavras como não ou nunca? A gramática tradicional classifica essas palavras como advérbios de negação, e pela definição geral de advérbio leva-nos a pensar que “modificam” o verbo.
Exemplo:
(1) As cobras são venenosas.
Nessa oração o verbo expressa uma inclusão de classes (“a classe das cobras inclui-se na classe dos animais venenosos”).
“Modificar o verbo pela negação” significa, nesse contexto, excluir que haja compatibilidade entre o sujeito e o predicado.
Exemplo:
(2) As cobras não são venenosas.
Significaria que as idéias de “cobra” e de “animal venenoso” são incompatíveis.
Quando se esquece que o verbo por excelência da gramática clássica é o de ligação e que sua função é indicar compatibilidade, a afirmação de que o advérbio de negação “modifica o verbo” acaba sendo entendida de maneira distorcida ou – como acontece nas gramáticas escolares – acaba não sendo compreendida de maneira alguma. Mas, mesmo quando recolocada em seu contexto próprio, a afirmação de que o advérbio de negação