Lingua portuguesa significação das palavras.
Problemas Gerais de Norma Culta.
Significação das Palavras
• Sinônimos São palavras de sentido igual ou aproximado: alfabeto e abecedário; brado, grito e clamor; extinguir, apagar e abolir.
• Antônimos São palavras de significação oposta: ordem e anarquia; soberba e humildade; louvar e censurar; mal e bem.
• Homônimos vocábulos que se pronunciam da mesma forma, e que diferem no sentido, podem ser: a) Homógrafos: são palavras iguais na escrita e diferentes na pronúncia: rego (subst.) e rego (verbo); colher (verbo) e colher (subst.); jogo (subst.) e jogo (verbo); apoio (subst.) e apóio (verbo); denúncia (subst.) e denuncia (verbo); providência (subst.) e providencia (verbo). b) Homófonos: são palavras iguais na pronúncia e diferentes na escrita: acender (atear) e ascender (subir); concertar (harmonizar) e consertar (reparar); cela (compartimento) e sela (arreio); censo (recenseamento) e senso (juízo); paço (palácio) e passo (andar).
• Parônimos São palavras parecidas na escrita e na pronúncia: coro e couro; cesta e sesta; eminente e iminente; osso e ouço; sede e cede; comprimento e cumprimento; tetânico e titânico; autuar e atuar; degradar e degredar; infligir e infringir; deferir e diferir; suar e soar. Forma e grafia de algumas palavras e expressões.
As orientações a seguir, consistem numa oportunidade de aperfeiçoar o desempenho no que diz respeito à grafia e ao emprego apropriado de formas e expressões que costumeiramente causam problemas a quem pretende falar ou redigir português culto.
Por que – A forma por que pode ser seqüência de uma preposição (por) e um pronome interrogativo (que). É uma expressão equivalente a “por qual razão” ”por qual motivo”.
Ex.: Por que você agiu daquela maneira ? Não se sabe por que tomaram tal decisão. Não é fácil saber por que a situação