As técnicas de controle de produtividade e dos aspectos que contribuem para a maior produtividade
Atualmente, as organizações têm buscado analisar o cenário em que se encontram e vislumbrar seu futuro através do uso de metodologias e determinadas técnicas que garantam êxito em seus negócios e que possuam alta confiabilidade para atingir seus objetivos.
O Planejamento Estratégico pode ser definido, em linhas gerais, como o trabalho relativo ao uso dos meios disponíveis (capital humano, capital financeiro, tecnologia, entre outros), com vistas à concretização dos objetivos delineados para o futuro. A Gestão de Projetos é uma metodologia que pode dar apoio ao Planejamento Estratégico dentro das organizações com o propósito de se tornarem mais competitivas.
Dentre muitas técnicas, metodologias e conceitos existe uma forma de planejamento que se encaixa adequadamente a projetos de longo prazo. Segundo o PMI, pode-se conceituar Planejamento de Ondas Sucessivas como, “uma forma de planejamento de elaboração progressiva em que o trabalho que será realizado em curto prazo é planejado em detalhe em nível baixo da estrutura analítica do projeto, enquanto que o trabalho distante no futuro é planejado em um nível relativamente alto da estrutura analítica do projeto”. Segundo Carlos Rodrigues (2009), “planejar em ondas sucessivas é trabalhar parcialmente com os pacotes de trabalho de sua EAP (estrutura analítica de projetos), ou seja, os trabalhos que estarão na EAP, mas o nível de detalhes nela serão maiores nos pacotes de trabalho que serão feitos primeiro, detalhamos até os pacotes de baixo nível, com que devemos nos preocupar, as demais ficam em “aberto”, sabemos que serão feitas, mas não gastamos tempo com elas agora. Vencida esta etapa, avaliamos os resultados, e passamos a planejar detalhadamente a etapa subseqüente e assim sucessivamente”.
O planejamento leva o gerente de projetos a realizar um exercício, às vezes difícil, de prever o futuro. O planejamento através de uma "onda" nem sempre é a melhor opção, para isso, o