Higienen e seguranca no trabalho
As organizações buscam cada vez mais alcançar produtos de qualidade, com boa penetração de mercado e com clientes satisfeitos e fiéis. Dentre as estratégias usadas para se chegar a esses objectivos, destacam-se: selecção, treinamento, motivação de pessoal, Controle de perdas e Produtividade (Ualison e Rubens, 2004).
A priori, percebe-se que actualmente as empresas incorporam em sua filosofia de valores uma forte ênfase na eficácia. Por si só, esse delineamento já explicaria o porquê de recrutar, seleccionar e treinar, uma vez que são pré-requisitos fundamentais para a eficácia, entendida como acto de fazer bem feito, desempenhar um conjunto de tarefas a contento (Pamplona, 2011).
Os Recursos Humanos desempenham um papel decisivo em incentivar os ganhos de produtividade de bens e serviços em relação aos quais o treinamento e actualização profissional marcam presença constante para que a produtividade seja cada vez mais e melhor (Silva, 2008).
Seleccionar, treinar e motivar o pessoal são actividades cíclicas por estarem directamente ligadas aos processos de aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar as pessoas que de alguma forma estarão inseridas em toda a organização, do nível operacional ao estratégico, pois só com um bom acompanhamento, daquilo que foi desenvolvido no início, é que se terá uma boa qualidade de trabalho, com um ambiente satisfatório que irá reflectir em um desempenho eficaz dos clientes internos, como também dos clientes externos. (Silva e Silva citado por Pamplona; 2011).
1.1. Objectivos:
1.1.1 Objectivo geral:
Compreender os processos de selecção, treinamento e motivação de pessoal, Controle de perdas bem como a Produtividade.
1.1.2. Objectivos específicos:
Descrever as técnicas utilizadas para a selecção de pessoal;
Explicar as formas e estratégias de treinamento;
Relatar como criar a motivação no trabalho;
Identificar os factores de perdas de produtividade e qualidade.
1.2.Metodologia
Para a realização do