Che Guevara
Introdução
O presente trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina de História tem como objectivo descobrir quem foi Ernesto Che Guevara.
Numa primeira parte descrevo a biografia da vida deste revolucionário, seguidamente descrevo um pequeno texto sobre o governo cubano, no qual este revolucionário marxista foi braço direito de Fidel Castro e se tornou um dos principais dirigentes do novo estado cubano.
Biografia
Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido por Che Guevara ou El Che nasceu a 14 de Junho de 1928 em Rosário, na Argentina e faleceu a 9 de Outubro de 1967 executado por soldados bolivianos na aldeia de La Higuera. Filho de uma família de classe média alta, que estava em processo de empobrecimento, Che sofreu desde criança com asma. Mesmo assim, a doença não o impediu de ser sempre curioso e audaz, fazendo papel de liderança entre os seus colegas de escola. Mais tarde, apaixonou-se pela poesia, principalmente a de Pablo Neruda e ao longo da sua vida foi escrevendo vários poemas.
Em 1948 Che foi para a Universidade de Buenos Aires onde estudou medicina, entusiasmando-se com a sua doença em particular. Nessa época, realiza várias viagens pela América latina, sendo que, a mais famosa delas em 1952, com o seu amigo Alberto Granado um bioquímico, Guevara realiza um sonho: atravessa a América do Sul numa velha motocicleta (Norton 500cc) conhecida pelo nome de La Poderosa II. É nessa mesma viagem que Guevara começa a ver a América do Sul, como uma única comunidade económica e cultural. Visita minas de cobre, povoações indígenas e leprosários, interagindo profundamente com a população. Em 1953, quando volta à Argentina acaba os estudos de medicina e passa a dedicar-se à política.
Trabalhou como repórter fotografo (com carreira de êxito), fez diversas viagens e foi lá que ao ver a miséria e impotência das massas, e das lutas e sofrimentos que presenciou nestas viagens, que Guevara concluiu que a única forma de pôr fim às desigualdades