Caracteristicas da populçao brasileira
Conforme o Censo 2000 realizado pelo IBGE, a população residente no Brasil era de 169.799.170 habitantes. O Censo demográfico de 2010, contabilizou 190.732.694 pessoas.
Esse número representa a quinta maior população do mundo, superada pelas populações da China, da Índia, dos Estados Unidos, e da Indonésia.
Os censos populacionais produzem informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimento, sejam eles provenientes da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo, e constituem a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas, cujas realidades dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados.
Em 1872, foi realizado o primeiro recenseamento nacional no país, o qual recebeu o nome de Recenseamento da População do Império do Brasil. Depois deste e até 1940, novas operações censitárias sucederam-se em 1890, 1900 e 1920. Em 1910 e em 1930, não foram realizados os recenseamentos.
Com a criação do IBGE, em 1938, inaugurou-se a moderna fase censitária no Brasil. Caracterizada, principalmente, pela periodicidade decenal dos censos demográficos, nessa nova fase foi ampliada a abrangência temática do questionário com introdução de quesitos de interesse econômico e social, tais como os de mão-de-obra, emprego, desemprego, rendimento, fecundidade, migrações internas, dentre outros temas.
Até o Censo de 2000, verificou-se o aumento constante da população brasileira, que chegou a crescer dez vezes no século XX (1901-2000).
Para que sejam feitas estimativas demográficas mais exatas, a cada cinco anos é realizada a contagem da População. Em 2007 ocorreu a contagem da população. A Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) é um outro instrumento de pesquisa do governo federal e faz levantamentos anuais com informações sobre habitação,