Trabalho de economia
Como empresas influenciam a Economia Monetária e a Economia
Internacional.
Iniciaremos este artigo conceituando a Economia Monetária e a Economia Internacional
Economia Monetária
A economia monetária estuda questões associadas ao dinheiro, ou moeda, esta área da economia é onde o governo pratica sua política monetária.
Política monetária: é a atuação de autoridades monetárias sobre a quantidade de moeda em circulação, de crédito e das taxas de juros controlando a liquidez global do sistema econômico. A moeda tem a função básica de ser um intermediário de trocas, um denominador comum de preços e reserva de valor.
A oferta de moedas é dada pela disponibilidade de ativos financeiros de liquidez imediata, os chamados meios de pagamento. Esses ativos de liquidez imediata seriam o papel-moeda (moeda manual) e os depósitos a vista do público nos bancos comerciais (moeda escritural).
Política monetária no Brasil
A política monetária no Brasil tem dois protagonistas, chamados de SELIC e COPOM.
A taxa SELIC, ou taxa do Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que constitui a taxa referencial de juros da economia, administrada pelas Autoridades Monetárias através do Conselho de Política Monetária, ou simplesmente COPOM, órgão que pertence ao Banco Central.
O Banco Central tem característica regulatória e fiscalizadora das atividades das instituições financeiras. Porém o Banco Central é apenas uma das quatro instituições do Conselho Monetário Nacional, órgão máximo da administração das questões monetárias, as outras são: Comissão de Valores Mobiliários, a Superintendência de Seguros Privados, e a Secretaria de Previdência Privada. Este conjunto é denominado de Sistema Financeiro Nacional.
O COPOM tem como objetivos estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros, sua criação teve como finalidade básica esclarecer melhor diante do mercado financeiro os critérios das decisões na