comportamento organizacional
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE
ADMINISTRAÇÃO – CCSA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PROF. MÔNICA GUEIROS
22 DE AGO. 2008
UMA VISÃO PANORÂMICA DO ESTUDO, DOS DESAFIOS E DAS
OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO
ORGANIZACIONAL
Por Felipe Fialho
O estudo do comportamento organizacional caracteriza-se por um estudo sistemático das ações e das atitudes das pessoas, esta é uma área de grande importância às organizações de hoje, que requerem grandes resultados de seus subordinados.
Segundo Robbins, “a disciplina comportamento organizacional procura substituir as explicações intuitivas por um estudo sistemático, ou seja, busca evidências científicas obtidas sob condições controladas, medidas e interpretadas de maneira rigorosa para a atribuição de causa e efeito” (Robbins, p.2). Neste sentido, o comportamento organizacional vai da premissa de que é um estudo voltado às pessoas no trabalho, suas ações e atitudes numa organização.
Existem tipos de comportamento que influenciam de forma decisiva no desempenho dos funcionários: a produtividade, o absenteísmo, a rotatividade e um mais recente que é a cidadania organizacional. Todas essas formas de comportamento influenciam indiscriminadamente na eficácia organizacional, a produtividade e a cidadania organizacional agem de forma positiva à organização, enquanto a rotatividade e o absenteísmo agem de forma negativa nos resultados da organização. Devido a essas formas de comportamento é papel do administrador desenvolver suas habilidades interpessoais estas relacionadas à comunicação, motivação, liderança, dentre outras que possibilita uma melhoria no setor produtivo uma vez que indivíduos insatisfeitos interferem substancialmente neste setor. Para isso, existem outras disciplinas comportamentais contribuem ao estudo do comportamento organizacional, dentre elas
2 se destacam a psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia e as ciências políticas. A psicologia