metalografia
A Panela é transportada para a posição Forno Panela onde é colocado debaixo de uma abóbada equipada com três eléctrodos de grafite ligados a um transformador de arco trifásico. A panela possui um plug refratário poroso na sua parte inferior, o qual é ligado ao tubo de fornecimento de argônio ou nitrogênio, no carro do Forno Panela. O suporte de LF está também equipado com um funil de adição montado na tampa e uma lança para a injeção de agentes de dessulfuração. Os fumos formados durante a operação são extraídos através do sistema de despoeiramento.
Aço tratado em Forno Panela é coberto por uma camada de escória de dessulfuração . Os eletrodos de grafite estão submersos na escória, a qual protege o revestimento da panela de sobreaquecimento produzido pelos arcos elétricos. Os arcos são capazes de aquecer o aço a uma taxa de cerca de 5 ° F / min (3 ° C / min).
Durante o processo de tratamento o argônio é soprado através do plug poroso proporcionando agitação do aço líquido. Agitação resulta numa distribuição do calor produzido pelos arcos, homogeneização química e dessulfuração do aço pela a escória.
Elementos de liga e / ou componentes de escória pode ser adicionado através do funil de adição.
Se dessulfuração profunda é necessária ativas agentes de dessulfurização são injetados no material fundido através da lança de injeção ou sob a forma de arame tubular (injeção em fio) .
Além de refinação Forno Panela (LF) pode servir como uma estação de tratamento antes do lingotamento contínuo .
Benefícios do Forno Panela (LF):
§ Remoção de enxofre profundo (dessulfuração);
§ Reaquecimento controlável por energia elétrica;
§ Adição de ligas;
§ Temperatura e composição de homogenicas;
§ Remoção de inclusões.
Forno Panela processo é utilizado para a refinação de uma grande variedade de aços, na qual a desgaseificação (remoção de