Metalografia
Equipe:
Professor:
Disciplina: Materiais para construção mecânica
Metalurgia S1 – 2014.1
Relatório Metalografia
Caucaia, 12 de maio de 2014.
Relatório práticas metalográfica
Introdução
O estudo da metalografia visa identificar a microestrutura do metais, o comportamento, a composição, etc. Para que se consiga esse resultado, é preciso passar por todo o processo o qual será citado posteriormente.
Objetivo
O objetivo do trabalho metalográfico é realizar todo o processo para que se possa analisar a amostra via microscópio para, assim, observar suas características e estuda-la.
Metodologia
Corte – Primeiramente é feito o corte da amostra, como não temos baquelite, usa-se então, uma amostra um pouco maior para que se possa realizar o processo seguinte, que é o lixamento. Porém, antes de ir para o processo de lixamento, passa-se pela lima, a qual faz com que retire os relevos de forma indireta da peça. O corte é feito com uma serra de corte.
Lixamento – Usamos as lixas 180, 220, 360, 400, 600 1200 em ordem crescente a qual espessura da lixa vai diminuindo. Foram usadas lixas a prova d’agua. O lixamento é preciso para que se retirem os riscos da peça. É necessário, ao mudar de lixa, que a gire 90º para que os riscos anteriores sejam apagados. Tivemos dificuldade, devido a falta de baquelite, pois, ao passar de lixa, eram feitos planos, os quais retardava o processo.
Foram necessários 1hr com a com a lixa 180, 1hr. com a 220, 5 min. Com a 300, 3 min. com a 600 e 7 min. com a lixa 1200. O fato de ter demorado nas primeiras lixas foi devido a falta de baquelite, a qual fazia com que fossem feitos planos na peça.
Polimento – O polimento é necessário para retirar falhas e arranhões deixadas pelas lixas com o objetivo de melhor ser visualizada no microscópio. O processo de polimento é feito na politriz, com a lixa