metalografia
Metalografia – é o estudo das estruturas dos materiais ferrosos e não ferrosos com auxilio de instrumentos como, a lupa ou microscópio. Esta se divide em dois tópicos:
1- Macrografia
2- Micrografia
1- Macrografia – consiste no exame de um material ferroso ou não ferroso, devidamente lixado, e em regra atacado com um reativo apropriado. O exame é feito com vista desarmada, ou no máximo com o auxílio de uma lupa, de uma ampliação de 10%.
A macrografia visa à observação de falhas, ou defeitos com bolhas, vazios, rechupes, ou heterogeneidades dos materiais, soldas, fraturas ou profundidades de tratamentos térmicos, etc...
Preparação Macrográfica:
Escolha da secção a ser analisada
Corte da secção (Corte Longitudinal / Transversal)
Embutimento (Resinas - Cura quente ou Cura fria) para amostras pequenas
Lixamento em lixas d’água com as seguintes granulometrias 220 Mesh*, 320 Mesh, 400 Mesh, 600 Mesh, * (número de malhas por polegada ao quadrado em uma peneira normalizada).
Ataque Químico Macrográfico no caso de materiais ferrosos o mais utilizado é o Nital (Ácido Nítrico com Álcool Etílico), e no caso de não ferrosos podemos citar para ligas de Alumínio o Reativo Keller e para as ligas de cobre o Reativo com Cloreto Férrico.
Secagem com álcool no secador a quente
Analise da macrografia com ou sem lupa.
2- Micrografia – consiste no exame ao microscópio de um material ferroso ou não ferroso devidamente lixado, polido e em regra atacado com reativo apropriado. O exame é feito com o auxílio de um microscópio com ampliações de 50 à 1000X.
Preparação Micrográfica:
Escolha da secção a ser analisada
Corte da secção ( Corte Longitudinal / Transversal )
Embutimento (Resinas – Cura a quente ou Cura a frio) para amostras pequenas
Lixamento em lixas d’água com as seguintes granulometrias 220Mesh, 320 mesh, 400 Mesh e 600 Mesh.
Polimento em panos de polimento com abrasivos específicos, como Pasta de Diamante em diversas granulometrias ou