Metalografia
Introdução
A Metalografia estuda e interpreta a estrutura interna dos metais e das suas ligas, assim como as relações entre a sua composição química, assuas propriedades físicas e as suas características mecânicas.Estes estudos permitem conhecer as percentagens relativas de cada um dos elementos constituintes (no caso de estudo de Ligas) e também a que tipo de ações externas foi sujeito o material, como tratamentos térmicos ou trabalhos mecânicos.
A apropriada preparação de amostras para análise metalográfica, para a caracterização dos materiais metálicos requer que um rígido procedimento seja seguido. A sequencia inclui a identificação, a escolha da seção a ser estudado, o seccionamento, montagem (embutimento), lixamento de desbaste e de acabamento, polimento, ataque químico e exame ao microscópio. As amostras devem ser mantidas limpas e o procedimento de preparação cautelosamente seguido, de forma a não influenciar nos resultados e revelar as reais microestruturas dos materiais.
Objetivos
Este procedimento prescreve os conceitos gerais aplicados na preparação do corpo para análise microscópica. Aplica-se a todos os produtos metálicos ferrosos .O alvo de estudo foi um pedaço de biela de um motor, que foi utilizado para nos vermos as várias fases dessa peça indispensável para um motor de combustão interna.
Materiais utilizados
* Prensa hidráulica a quente Leco (PR-15) * Resina Baquelite * Máquina de lixamento * Lixas (200,400 e 600) * Ar-condicionado para o resfriamento da peça * Produtos para o ataque químico * Pasta de diamante * Microscópio óptico * Secador * E duas partes arredondadas aveludadas para o polimento
Procedimento experimental
A prensa hidráulica a quente Leco (PR-15) com Baquelite que utilizamos é com a qual podemos fazer o embutimento que assim deixará mais fácil o manuseio do corpo de prova.Com a alavanca que está do lado da