O que é o processo de significação das palavras?
O estudo ontogenético da aquisição da linguagem revela que o significado das palavras evolui, tanto do ponto de vista semântico quanto do ponto de vista sistêmico (Vygotsky, 1985; Luria, 1987). Do ponto de vista semântico, a evolução ocorre ao nível da dupla função: a indexical (aspectos denotativo e conotativo) e a representativa. Segundo Lúria, a palavra não só substitui uma coisa (representação), mas também a analisa, ou seja a introduz em um sistema de complexos enlaces e relações (significado categorial ou conceituai da palavra). Isso faz dela um poderoso instrumento das funções de abstração e generalização que definem o pensamento. Pode dizer-se então que os significados das palavras, na dupla função de representação e de análise, constituem, ao mesmo tempo, a trama do pensamento e as operações que constroem essa trama.
A distinção que Vygotsky e outros autores, principalmente Bakhtin, estabelecem entre sentido e significado (Vygotsky, 1987; Leontiev, 1978; Lúria, 1987; Bakhtin, 1988) coloca a questão importante da existência de um duplo referencial semântico nos processos de significação: um, formado pelos sistemas de significação construídos ao longo da história social e cultural dos povos; o outro, formado pela experiência pessoal e social de cada indivíduo, evocada em cada ato discursivo.
-------------------------
Significação das Palavras
Quanto à significação, as palavras são divididas nas seguintes categorias:
Sinônimos
As palavras que possuem significados próximos são chamadas sinônimos. Exemplos: casa - lar - moradia - residência longe - distante delicioso - saboroso carro - automóvel
Observe que o sentido dessas palavras são próximos, mas não são exatamente equivalentes. Dificilmente encontraremos um sinônimo perfeito, uma palavra que signifique exatamente a mesma coisa que outra.
Há uma pequena diferença de significado entre palavras sinônimas. Veja que, embora casa e lar