Comunicação, significação e signos
A Comunicação
O ser humano está constantemente a transmitir todo o tipo de mensagens àqueles que o observam, comunicando. Comunicar (do latim comunicare) significa então pôr em comum, trocar ideias, sentimentos e experiências com outras pessoas.
A comunicação é, assim, reconhecida como uma das mais importantes actividades humanas, assumindo diferentes questões e abordagens que tem de ser analisadas e estudadas para a tentarmos definir correctamente. Neste sentido, a comunicação pode ser considerada como um processo, em que, genericamente, se considera como a transferência de uma mensagem de um emissor para um receptor ou pode ainda ser entendida como geradora de significação, em que para que a comunicação ocorra, tem de ser criada uma mensagem a partir de signos.
A comunicação como um processo
Assumindo a comunicação como um processo de transmissão de mensagens, há que atender a alguns termos: um emissor (o indivíduo ou grupo de indivíduos que envia a mensagem), que perante um estímulo (a fonte de informação, isto é, a informação ou ideia que pretende transmitir) codifica, elabora e transmite para o receptor (indivíduo ou grupo de indivíduos a quem a mensagem é endereçada) uma mensagem (o conteúdo das informações transmitidas). Esta é transmitida através de um meio (canal de comunicação, podendo ser a voz, rosto, corpo, pintura, escrita, telefone, rádio, televisão, entre outros) que poderá encontrar algum ruído que poderá perturbar de alguma forma a transmissão da mensagem e a sua perfeita recepção ou descodificação por parte do receptor. Sendo ou não a mensagem captada (descodificada) pelo receptor, essa informação