Aulas
Comunicação é uma relação que liga as pessoas numa troca, num tornar comuns os sentimentos, pensamentos, conhecimentos, valores e opiniões que elas precisam para viver socialmente, para viver umas com as outras e construir cultura.
Para que a comunicação seja possível é preciso produzir, codificar, transmitir mensagens que possam circular entre as pessoas, para que sejam interpretadas, se tornem comuns e possam ser trocadas e compartilhadas, criticadas e questionadas. Isso só dá para fazer graças à linguagem e aos meios de comunicação.
A linguagem é o elemento com o qual, no qual e pelo qual as pessoas se expressam (suas intenções, sentimentos e pensamentos) representam o mundo (as coisas, os acontecimentos, as ações, as outras pessoas) e interagem, dialogam e conversam para construírem consensos, para negociarem, para compartilharem, entenderem-se. É pela linguagem, que o mundo humano é construído simbolicamente
A comunicação pode acontecer com apenas uma ou com muitas linguagens envolvidas. Quando estão envolvidas mais de uma linguagem, a comunicação pode envolver tradução de signos de uma linguagem para outra. Por exemplo, pode-se construir o significado de um desenho falando sobre ele, assim como se pode construir o significado de uma frase escrita desenhando.
Da perspectiva semiótica é possível dizer que as linguagens, se não têm signos comuns, pelo menos todas têm seus signos. Se não têm regras comuns para organizar e usar os signos, pelo menos têm as suas regras para organizar e usar os signos. Se não têm significados precisos, pelo menos possibilitam a significação.
A semiótica é uma ciência que estuda a produção de sentido com base nas relações entre os signos. A semiótica é uma teoria geral dos signos e dos processos de significação. O estudo da semiótica envolve o estudo dos signos em seu uso, isto é, no processo de significação em linguagens. É uma teoria pragmática dos signos: é uma teoria dos signos