A profissão de Relações Públicas e as novas maneiras de se comunicar
Comunicação é o pilar essencial para que o profissional de relações públicas possa desenvolver seu trabalho. Nossa profissão e a comunicação integram um conjunto de atividades informativas, relacionadas ao intercambio de informações entre a organização e o público, seja direta ou indiretamente.
Falar na nossa realidade hoje em dia quando se trata de comunicação e não pensar em mídias sociais é praticamente impossível, elas vieram para revolucionar o nosso modo de agir em relação aos fatos, positivos ou negativos, as relações pessoais e principalmente no território de trabalho.
Elas estão a nosso favor.
Com toda essa liberdade que as mídias sociais proporcionam empresas que deixam a desejar, seja em atendimento ou em qualidade de produtos, são autuadas na hora por seus consumidores insatisfeitos. Todos querem ser vistos e ouvidos. Todos querem espaço, todos querem que a empresa de a atenção que eles merecem. As redes sociais são um portal maravilhoso para a comunicação com os clientes e público em geral de instituições que dela façam parte. É aí que entramos em ação, tentando resolver ou amenizar o problema, usando a comunicação escrita ou ilustrada para um grande alcance, tentando reparar qualquer coisa que pode manchar a conduta da nossa organização. O lado bom dessa abertura toda com certeza é onde podemos chegar com essas informações. Não só as informações reparadoras fruto de insatisfações de clientes, mas também informações sobre lançamentos ou campanhas que mostram tudo o que a organização tem de bom a oferecer para seu público.
O meio mais usado nesse tipo de transmissão é a escrita, elaborada com imagens e vídeos, o que ajuda a manter mais o interesse do nosso receptor.
Já a comunicação oral, nos dias de hoje é um pouco mais estreita. Acredito que no nosso mercado de trabalho delimita-se a comunicação interna, ao apoio aos funcionários, e claro as prospecção e reuniões, pois esta