Relações Públicas
As Relações Públicas é uma profissão exercida por milhares de pessoas ao redor do mundo. Seus profissionais podem trabalhar para uma única organização ou podem exercer a atividade em agências que atendem varias organizações tanto no âmbito global ou em pequenas e grandes organizações nos seus países. Eles atuam em empresas, agências governamentais, associações profissionais e sindicatos, organizações não governamentais, escolas e universidades, hospitais e hotéis, entre outros.
Há cinco importantes tendências:
As Relações Públicas estão se tornando uma profissão embasada em conhecimento cientifico.
As Relações Públicas estão assumindo uma função gerencial em lugar de se constituírem apenas numa função técnica de comunicação. Os profissionais de Relações Públicas estão se tornando assessores estratégicos menos preocupados do que seus antecessores com a publicidade nos meios de comunicação de massa.
As Relações Públicas deixaram de ser uma profissão exercida apenas por homens para serem uma profissão exercida por uma maioria de mulheres e por profissionais de grande diversidade étnica e racial.
Quase toda a prática de Relações Públicas é global e não esta confinada as fronteiras de um só país.
Não se sabe ao certo o surgimento das atividades de Relações Públicas. É dito que foi desenvolvida nos Estados Unidos, porém há registros que na China já desenvolviam funções semelhantes às relacionadas com Relações Públicas. Os historiadores discordam quanto ao surgimento das atividades de Relações Públicas. Porem, o exercício da atividade somente passou a ser considerado como uma profissão há cerca de um século.
As Relações Públicas deixaram de ser uma ocupação para se tornarem uma profissão. Não era uma profissão que exigisse curso especializado. A profissão era confundida por muitos. Diziam ser ate “profissionais improvisados”, ou seja, praticavam as relações publicas sem saber da sua importância para uma