Relações públicas
Relações Públicas
Palmas, 10 de outubro de 2012
A História
As Relações Públicas surgiu da necessidade de pessoas que estão em evidência tem se relacionar com o público seja de empresários ou governantes, as Relações Públicas vão estar sempre negociando , seja internamente ou externamente.
Os primeiros vestígios das Relações Públicas tiveram início quando surgiram Humanidade, e os homens tiveram que se comunicar com os seus iguais.
Nos Estados Unidos, no início do século XX as concentrações de riquezas no mundo dos negócios causavam revolta na população, incitados pelos muckrakers que aumentavam os exageros revoltando ainda mais a população, foi quando John Rockefeller Jr. Contratou Ivy Lee, que propôs ao Rockefeller medidas drásticas. Rockefeller só aceitou suas sugestões quando houve uma greve sangrenta. Sendo assim, Ivy Lee foi o primeiro a utilizar as técnicas de Relações Públicas.
Edward Bernays foi o primeiro professor de Relações Públicas na Universidade de Nova Iorque, mais a primeira escola de Relações Públicas nos Estados Unidos em 1947, foi a Escola de Relações Públicas e Comunicação da Universidade de Boston.
No Brasil no ano de 1914 surgiu um departamento denominado de Relações Públicas, pertencente á antiga The Light and Power Co. Ltda. A direção ficou com o engenheiro Eduardo Lobo. No Brasil a profissão de R.P. só foi regulamentada a partir de 11 de dezembro de 1967, por ser regulamentada só pode exercer a profissão quem tiver a chancela legal, sob punição de multa e processo criminal.
Por ser uma profissão nova no Brasil criou-se uma campanha em 1982, com a intenção de conscientizar a população e os profissionais sobre a importância da correta atuação na área.
Relações Públicas é uma função administrativa para estabelecer um relacionamento entre as organizações e o interesse público, e os grupos aos quais estão ligadas. O papel do profissional de Relações