PROTOCOLO DE REAGENTES
IDENTIFICAÇÃO DE GRUPOS FUNCIONAIS
FENOL:
Fórmula molecular: C6H6O Densidade: 1,07 g/cm³
Massa molar: 94,11124 g/mol Ponto de fusão: 40,5 °C Ponto de ebulição: 181,7 °C
Solúvel em: Propriedades físicas e químicas da água
Sinônimos: Hidroxibenzeno, ácido carbólico, ácido fênico, álcool fenílico
Descrição e usos:
O fenol é um sólido branco cristalino em seu estado puro. Geralmente é vendido e utilizado na forma líquida e possui odor forte, levemente doce e irritante. Apresenta diversas aplicações, como precursor ou reagente na produção de resinas, plásticos, medicamentos, herbicidas e desinfetantes.
Exposição humana e efeitos na saúde:
As principais fontes de exposição ao fenol são produção e utilização de fenol e seus produtos, queima de madeira, fumaça de cigarro, degradação de benzeno sob influência da luz e dejetos animais. O fenol é altamente irritante para pele, olhos e mucosas após inalação de curto prazo ou contato dérmico. É considerado muito tóxico ao ser humano na exposição oral, com uma dose letal estimada em cerca de 70 mg/kg para adultos. Os sinais e sintomas da exposição aguda a doses letais incluem respiração irregular, fraqueza muscular, perda da coordenação, convulsões e coma.Julho de 2010. A exposição prolongada ao composto pode produzir efeitos hepátiocos, emagrecimento progressivo, diarréia, vertigem, salivação, coloração escura da urina e irritação gástrica.
Existem poucos estudos sobre os efeitos da exposição humana ao fenol por via inalatória.
Os dados existentes indicam que a exposição pode afetar vários sistemas causando efeitos neurológicos, musculares, renais e hepáticos.
ETANOL:
Fórmula química: C2H6O Densidade: 789,00 kg/m³ Ponto de ebulição: 78,37 °C
Ponto de fusão: -114 °C Massa molar: 46,06844 g/mol
Sinônimo: álcool etílico
Descrição e usos:
O etanol, também denominado álcool etílico, é um líquido claro com odor característico usado em vários produtos e