celula tronco
FARMÁCIA
BIOLOGIA
CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOÉTICAS
CAMPINAS-SP
2014
RESUMO Células Tronco Hematopoéticas: utilidades e perspectivas
Célula - tronco é uma célula de origem embrionária, fetal ou do adulto, capaz de se dividir indefinidamente, possuem três características que a distinguem dos outros tipos celulares:
a) São células indiferenciadas e não especializadas;
b) São capazes de se dividir e autorrenovar indefinidamente;
c) são capazes de se diferenciar em células especializadas quando submetidas a certas condições fisiológicas ou experimentais.
As células-tronco podem ser classificadas, em função da sua origem ou da sua capacidade de diferenciação, em embrionárias e não-embrionárias e totipotentes, pluripotentes e multipotentes, respectivamente.
Células-tronco hematopoéticas (CTH) são células que possuem a capacidade de se autorrenovar e se diferenciar em células especializadas do tecido sanguíneo e células do sistema imune. A sua obtenção é feita a partir da medula óssea, cordão umbilical ou do sangue periférico.
Estudos tem revelado dois tipos de CTH: as células-tronco hematopoéticas de longo prazo (CTH-LP) e células-tronco hematopoéticas de curto prazo (CTH-CP).
As células-tronco embrionárias são consideradas as mais indiferenciadas e potencialmente capazes de originar qualquer tipo de tecido.
O transplante de CTH pode ser singênico ou alogênico, os transplantes autólogos são realizados com células do próprio receptor. Os transplantes alogênicos guardam o risco de desencadearem uma reação enxerto versus hospedeiro, na qual linfócitos transplantados geram uma resposta imune contra os tecidos do receptor. Em certos casos, como no tratamento de neoplasias, essa reação aumenta a eficiência do tratamento na medida em que os linfócitos transplantados atacam as células neoplásicas remanescentes no receptor.
O sangue de cordão umbilical e de placenta são ricos em CTH porém