Células-tronco
A célula é a unidade básica da vida. É a unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos. Os organismos multiplicam-se, reproduzem-se, sendo estes processos efetuados através das células. A forma de vida mais simples que é capaz de produzir cópias de si mesma.
As células foram descobertas em 1665 pelo inglês Robert Hook, ao examinar um microscópio rudimentar, uma fatia de cortiça, verificou-se que era constituída por cavidades poliédricas, às quais chamou de células (do latim “cella”, pequena cavidade). Na realidade Hook observou blocos hexagonais que eram as paredes de células vegetais mortas.
Unidade mínima de um organismo, capaz de atuar de maneira autônoma. Alguns organismos microscópios, como bactérias e protozoários, são células únicas, enquanto os animais e plantas são formados por milhões de células organizadas em tecidos e órgãos.
As células pode-se classificá-las em procarióticas e eucarióticas. As primeiras, que incluem bactérias e algas verde-azuladas, são células pequenas, de 1 a 5 µm de diâmetro, e de estrutura simples. O material genético (ADN) não está rodeado por nenhuma membrana que o separe do resto da célula. As células eucarióticas, que formam os demais organismos vivos, são muito maiores (medem entre 10 a 50 µm de comprimento) e têm o material genético envolto por uma membrana que forma um órgão esférico importante chamado de núcleo. Apesar das muitas diferenças de aspecto e função, todas as células estão envolvidas numa membrana, (chamada membrana plasmática), que encerra uma substância rica em água, chamada citoplasma.
Quase todas as células bacterianas e vegetais estão encapsuladas numa parede celular grossa e sólida, composta de polissacarídeos, externa à membrana plasmática. Todas as células contêm informação hereditária codificada em moléculas de ácido desoxirribonucléico (ADN); esta informação dirige a atividade da célula e assegura a reprodução e a transmissão dos caracteres à descendência.
2.0 HISTÓRIA