Células tronco
Estaremos iniciando um estudo sobre os tratamentos com células-tronco, no Brasil e no mundo, bem como procedimentos e métodos de utilização das mesmas. Este trabalho visa esclarecer dúvidas sobre estudos com células-tronco bem como apontar os prós e os contras destes estudos. Também será apresentado como andam os estudos das células-tronco no Brasil e a importância destes estudos na luta contra doenças que das quais ainda não foi descoberta a cura ou doenças que são muito difíceis de serem tratadas e curadas como o câncer ou doenças degenerativas
Objetivo
O objetivo deste trabalho foi de ter um pouco mais de conhecimento do que é as células-tronco, um assunto polêmico que está sendo discutido em todo o mundo. Inicialmente buscaremos entender melhor para que servem. Para pessoas sadias a descoberta desse campo pode representar uma alegria, porém para pessoas que possuem sérios problemas de saúde, isso pode representar a sua última esperança de cura.
Material e Métodos
Para a realização deste trabalho foram feitas pesquisas em livros e na internet.
O que são células-tronco?
As células-tronco, também conhecidas como células – mãe ou células estaminais são células que não possuem uma função determinada e se caracterizam pela capacidade de se transformar em diversos tipos de tecidos do corpo humano, dando origem a células semelhantes às progenitoras.
Diferente de outras células do corpo, como as células musculares, do sangue ou do cérebro, que normalmente não se reproduzem, células-tronco podem se replicar várias vezes. Isso significa que a partir de uma cultura de células-tronco é possível produzir milhares.
As células – tronco são muito importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes mellitus tipo 1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas,