Titulação e Determinação de pKa
PROFESSOR (A): PATRÍCIA SILVESTRE LIMEIRA.
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
TURMA: GP300M0747
RELATÓRIO n° 1
TITULAÇÃO E DETERMINAÇÃO DE pKa
NOMES: Djeovanna Adelitta Pereira dos Santos, Brunna de Macedo Sant´Ana,
Nathanyellen Ribeiro, Luciana Macedo Lopes.
INTRODUÇÃO
A titulação é uma técnica volumétrica em que através da medição rigorosa de volumes é possível determinar a concentração de uma solução utilizando outra solução cuja concentração é conhecida (solução padrão). (Nelson, 2006).
Os ácidos podem ser definidos como doadores de prótons, e as bases como aceptoras de prótons. Um doador de prótons e seu correspondente aceptor de prótons constituem um par conjugado de ácido-base. [...] Cada ácido tem uma tendência característica de perder seu próton em uma solução aquosa, e quanto mais forte for o ácido, maior a tendência de perder seu próton. (LEHNINGER, 2011).
Os ácidos-bases são classificados quanto a sua força. Para tais definições, o termo desprotonação significa a perda de um próton, e a protonação significa o ganho de um próton. Sendo assim, segundo a teoria de Bronsted-lowry, um ácido forte é o que apresenta completamente desprotonado em solução e um ácido fraco está parcialmente desprotonado em solução. Logo uma base forte está completamente protonada em solução e uma base fraca está parcialmente protonada em solução (ATKIN E JONES, 2006).
Fórmulas para o cálculo do pH e pKa: Figura 01: Fórmulas. (http://pt.wikibooks.org/wiki/Bioqu%C3%ADmica/pH,_pKa) pKa = pH (inicial) + pH (final) / 2
Uma solução com diferentes indicadores, seu pH pode ser determinado com precisão de uma unidade de pH ou menos. O pH significa potencial hidrogeniônico que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução.
Curvas de titulação é quando o pH de uma solução que está titulada