o exercicio profissional do assistente social
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Este presente trabalho irá abordar a importância do trabalho do assistente social utilizando como recursos os meios de comunicação e de informação para um trabalho suficientemente eficaz. Desse modo, veremos a relevância da comunicação popular e comunitária, os meios de comunicação e a democratização da comunicação.
Assim podemos dizer que os processos de relações interpessoais se da através da comunicação. Comunicar é partilhar, associar, participar na troca de mensagens, emissão ou recebimento de informações.
Desta forma pode se dizer que a comunicação no âmbito profissional do assistente social é muito importante, uma vez que este trabalha diretamente com o usuário das políticas públicas sendo necessário que se estabeleça um bom relacionamento entre o emissor e o receptor, dessa maneira comunicar bem é transferir a informação e ser compreendido.
Para compreender os processos de relações interpessoais tem que entender que esta se dá através da comunicação entre pessoas, no envio e recebimentos de dados e mensagem agregados com significados. Para isso o trabalho baseia-se em pesquisa bibliográfica.
2 DESENVOLVIMENTO
A comunicação vem ganhando cada vez mais complexidades devido às aproximações dessa área com outros campos do saber. A comunicação se dá através de sinais, de ruídos, de imagens e da fala Segundo Magalhães:
O homem se comunica através de signos, e estes são organizados através de códigos e linguagens. Pelo processo socializado, ele desenvolve e amplia suas aptidões de comunicação, utilizando os modos e usos de fala que estão configurados no contexto sociocultural dos diferentes grupos sociais dos quais faz parte (MAGALHÃES: 2003; p. 22).
Comunicar é importante em qualquer profissão, mas no