Exercício Profissional do Assistente Social na Gestão de Politicas Publicas
Nome: JÉSSICA OLIVEIRA TOLEDO
Curso: SERVIÇO SOCIAL E GESTÃO DE POLITICAS PUBLICAS
Projeto de pesquisa para apresentação no projeto de pesquisa da faculdade do Noroeste de Minas, sob orientação do Prof.ª Ana Salustiano Santos.
PARACATU
2014
1. RESUMO
O Assistente Social é um dos profissionais que atuam na gestão das politicas publicas. Neste campo profissional exerce a função de planejar e avaliar programas, projetos e serviços sobre as politicas publicas. Este trabalho aponta referencias sobre o trabalho do assistente social na gestão para poder adquirir mais conhecimento sobre o exercício profissional neste campo.
Palavras-chaves: Serviço Social, Gestão de Politicas Publicas, Trabalho Profissional.
2. INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa conhecer melhor a atuação do assistente social nas politicas publicas. Relatando um pouco sobre o surgimento desta profissão e entender a atuação dele na gestão das politicas publicas.
O Serviço Social é uma profissão inscrita na divisão sociotécnica do trabalho, regulamentada pela Lei nº 8662/93, de 7 de junho de 1993, com alterações determinadas pelas resoluções CFESS nº 290/94 e nº 293/94 e balizada pelo Código de Ética, aprovado por meio da resolução CFESS nº 273/93, de 13 de março de 1993.
A análise sobre a origem do Serviço Social como profissão decorre dos estudos desenvolvidos por vários autores e tem sido discutida sob diversos pontos de vista teóricos e filosóficos.
O início da profissão data do fim do século XIX na Europa e nos EUA, e da década de 1930 no Brasil. Para Vieira (1980), o reconhecimento da profissão passa pela necessidade de dotar as práticas de filantropia de um caráter técnico e científico. Nesse sentido, o Serviço Social era identificado como profissão de ajuda, como um processo